Sobre

Quem sou

Me chamo Renato Sevestrin Reche, sou Médico e Psiquiatra pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP) e pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (HC-USP-RP).

​Escolhi cursar Medicina pois o que aprendi com meus pais desde pequeno foi que gentileza e ter o que oferecer ao próximo como ajuda são, além de virtudes, privilégios.

Ao cursar Medicina, aprendi técnicas diversas para aliviar as mais variadas dores, mas a Psiquiatria me chamou atenção de forma especial, pois, se toda dor é processada na mente, uma mente adoecida pode gerar as mais terríveis dores.

Neste sentido, acompanhar outras pessoas na grande jornada que é a vida, se redescobrindo, se reequilibrando, e se reinventando é um grande privilégio, como previram meus pais, a quem sou muito grato.

Experiência

Me formei em 2014 pela Universidade de São Paulo (USP), instituição de ensino que é referência no Brasil.

Foram longos e frutíferos 12 anos de estudo até iniciar minha carreira como Psiquiatra.​

A residência em Psiquiatria foi um divisor de águas em minha vida.​

Ser supervisionado no dia a dia por docentes do gabarito do professor Antonio Zuardi, na minha opinião o maior expoente da Psiquiatria mundial, foi enriquecedor. O professor é a maior referência em pesquisas com Canabidiol a nível mundial, substância que terá grande impacto na Psiquiatria e na Neurologia do futuro.​

Acredito que o maior diferencial da residência de Psiquiatria na USP de Ribeirão Preto são os hospitais de nível terciário.

Na prática, os pacientes de nível terciário não puderam ser tratados a nível primário (clínicos gerais), nem pelo nível secundário (serviços de psiquiatria em geral).

Por isso, atender os pacientes mais graves do estado, supervisionado e ensinado por grandes mestres da área aceleraram minha curva de aprendizado dentro da Psiquiatria.

Talvez a lição mais valiosa que aprendi é que é preciso ser gentil e ter humildade diante da mente humana.

Reconhecer que a Psiquiatria e a Psicologia enquanto ciências tem limitações, assim como eu enquanto indivíduo e profissional.

Contudo, as limitações da atuação psiquiátrica não diminui o impacto positivo na vida das pessoas e famílias que sofrem com transtornos mentais.

Serviços que trabalhei

Ambulatórios
Hospitais Psiquiátricos
Centro de Atenção Psicossocial
Olá, como podemos te ajudar?